março 26, 2009

Calendário Pirelli - fotos Peter Beard


Em um dos posts de agosto do ano passado - um retrato da África - comentamos sobre o trabalho do Peter Beard e da referência que seu trabalho trouxe para o ambiente projetado pelo escritório para mostra Artefacto de Curitiba.

Para os admiradores do trabalho desse fotógrafo deixo algumas imagens do calendário Pirelli e a matéria do ecoidéias , sobre o último trabalho de Peter...


Ano após ano o calendário Pirelli estabelece-se como uma referência no mundo da fotografia. Agora, em 2009, e através da objectiva do afamado fotógrafo Peter Beard, o calendário Pirelli apresenta-nos uma visão do mundo pura e inalterada, alertando-nos para necessidade cada vez mais presente de ser salvo.





Peter Beard, que viveu mais de 30 anos no Quénia, escolheu a região do Botswana. Um dos poucos locais em África que permaneceu selvagem e inalterado, livre de guerras, disputas territoriais e com grande concentração de vida selvagem.

Durante dez dias fotografou e imortalizou sete modelos de renome internacional. O resultado é um calendário/diário que Peter Beard descreve como uma “escultura viva”. As 56 páginas do calendário são uma rica colagem de fotografias, citações e observações do fotógrafo sobre o ambiente, as alterações climáticas e o aquecimento global, a sobrepopulação e o esgotamento dos recursos naturais.



Durante a produção do calendário, uma série de medidas foram tomadas para minimizar o seu impacto ambiental. Em comunhão com a mensagem de Peter Beard, o calendário e a gala de apresentação da edição de 2009 serão Zero Impact®. A Pirelli, em cooperação com a iniciativa Lifegate, contribuirá para a criação e manutenção de uma zona florestal na Costa Rica capaz de absorver a mesma quantidade de CO2 emitida pela produção do calendário e pela gala de apresentação. O calendário será também impresso em papel natural, livre de chumbo.




Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente blog, com boa pesquisa e posts iinteressantes sobre arte, designe afins.