maio 17, 2009

Um domingo no Jardim

Um domingo perfeito em Joinville, do tipo Brique da Redenção, de Porto Alegre, ou a feirinha do Largo da Ordem, em Curitiba.

Mas o que aconteceu aqui foi mais uma etapa do projeto "Domingo no Jardim", promovido pelo Museu de Arte de Joinville (MAJ), o qual convida a ajudar na limpeza do local, preparando o jardim e replantando flores para a Semana dos Museus.

A tarefa de limpar os canteiros, podar as árvores e dar nova vida ao verde do museu já teve edições anteriores, promovidas pelo coordenador do MAJ, Carlos Franzoi.


No entanto, a beleza do jardim, a atmosfera agradável do museu (aberto à visitação naquele momento) e o clima de temperatura amena transformaram o jardim num espaço público destinado a outras diversas atividades, dignas de um parque.


Enquanto a limpeza rolava, um grupo de jovens pintava faixas para um protesto; do outro lado uma familia jogava xadrez; um senhor tocava violão e outros faziam piquenique.

Como se não bastasse tanta opção poderias ainda dar uma espiada no trabalho da australiana Kerrie Sinclair coreografando alguns atores (Sinclair é responsável, por exemplo, pela coreografia das lutas de O Senhor dos Anéis, e estava em Florianópolis ministrando curso sobre luta em cena).


Joinville, tão carente de parques, resolveu adotar um jardim.

Bom, o certo é que na próxima semana o mate de domingo vai ser novamente no museu.


Fotos: acervo pessoal.

Um comentário:

Mariane disse...

Iniciativa bacana!! Já que não temos um parque...
Quando será que teremos um parque de verdade?
Nada substitui áreas abertas onde se pode jogar bola, praticar jogging, andar de bicicleta, largar a garotada...