julho 13, 2009

Rock n´ Art

Hoje comemora-se o Dia do Rock! Nossa homenagem no blog vai em forma de "música visual", fazendo referência aos posters, tão importantes na divulgação de shows e construção da imagem e identidade visual dos músicos e bandas!

Sobre esse assunto o amigo Rodrigo Schwarz, jornalista do ANotícia, escreveu no Anexo desta segunda-feira. Vale a pena dar uma conferida aqui!


"Um espetáculo de rock pode começar bem antes de a banda subir no palco. Desde a década de 1960, os cartazes de shows são uma forma de arte por si só, um festim visual que precede a música. A tradição continua viva, com dezenas de artistas que se dedicam a produzir cartazes arrebatadores para bandas do estilo que é comemorado hoje, em todo o mundo.
Um dos primeiros expoentes desse filão foi o canadense Bob Masse. Durante a efervescência do rock psicodélico, Bob fez cartazes para Jimi Hendrix, The Doors, Grateful Dead e Jefferson Airplane. Os traços de Bob espelhavam todo o clima lisérgico das bandas do período. E, diferentemente dos artistas para quem trabalhava, Bob continua na ativa, com clientes como Smashing Pumpkins, U2 e Neil Young.

Nos Estados Unidos e Europa, bandas milionárias não se importam de pagar milhares de dólares para um cartaz memorável. Os principais artistas do mercado são Emek, Mike Klay, Rex Ray, Jermaine Rogers e James Rheem Davis. Seus cartazes são colecionados por fãs de música e até ganham espaço em galerias de arte. Algumas dessas obras valem mais do que guitarras raras da Gibson e da Fender."

Comemore também o dia de hoje navegando pelo blog do Orelhada, do Rubens Herbst: uma verdadeira fonte músical!

Um comentário:

Pitt disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.