junho 26, 2008

Mostra Dohler | Loft NYC - Conceito

HISTÓRICO DOS LOFTS
Nos anos 40, a expansão da industria norte-americana fez com que fábricas e armazéns de chapéus, roupas e cereais deixassem o centro de Nova Iorque em busca de complexos mais amplos. Os galpões industriais do Soho viraram lugares decadentes e inseguros, mas os aluguéis baratos atraíram jovens e pobres artistas em busca de espaço para seus ateliês - eram os lofts espaços largos, providos de grandes janelas, com estrutura de ferro fundido e arquitetura peculiar.
Apenas as condições básicas de moradia. Porém, o charme desses espaços cresceu quando seus artistas tornaram-se famosos e o Soho, modelo de reestruturação urbana. Desde então, já na década de 60, a ocupação de lofts para uso residencial foi permitida e, no inicio dos anos 70, a demanda por esses espaços atingiu os bairros tradicionais. Quando o SoHo foi reconhecido como área residencial, morar em loft passou a ser moda
Os prédios antigos de Nova Iorque - muitos deles anteriores ao século XIX, as galerias com teto de vidro de Paris e os prédios londrinos de tijolos aparentes estão entre os tipos de imóveis que foram redescobertos e reaproveitados, e bairros como Soho, Tribeca e Covent Garden devem grande parte do seu desenvolvimento ao sucesso dos lofts. Atualmente, já existem prédios que são construídos especificamente para abrigar lofts, sendo mantidas algumas características dos lofts originais que foram reciclados.

CONCEITO 11ª MOSTRA DOHLER - M² ARQUITETURA
Nada mais New York do que morar em um Loft.
Para a 11ª Mostra Dohler Club a M² Arquitetura foi buscar inspiração na origem do termo “Loft” em sua mais profunda essência.
A mostra “Morar em NY” trata de transportar o público ao autêntico clima de um Loft novaiorquino, cidade berço de um conceito de moradia tão moderno e difundido atualmente.
Com um repertório arquitetônico altamente lapidado, procurou-se criar um ambiente despojado, acolhedor, livre de excessos e modismos, ao mesmo tempo limpo e rústico.
A proposta permite imaginar um espaço no qual foi conservado os materiais originais, que lhe conferem um ar industrial. Grandes janelas de madeira, dignas de um galpão industrial de onde se avista a cidade, ajudam a manter a ambientação, onde elementos estruturais aparentes, ausência de forros, paredes descascadas, instalações hidráulicas aparentes e tijolos de demolição convivem com uma decoração contemporânea, na qual os tecidos Dohler são o maior destaque.
Para compor o espaço e caracterizar ainda mais o ambiente foram desenvolvidas, pela M² Arquitetura, releituras de obras de artistas renomados de grande sucesso nos Estados Unidos, principalmente voltados ao Pop Art e impressas em tecidos Dohler. Os trabalhos de Roy Lichtenstein, Andy Warhol, Robert Indiana, Keith Haring, Alexander Calder e David Hockney, ganharam nova roupagem em versões bem humoradas, as quais retratam o escritório de forma sutil, representando imagens da sede, da equipe e da marca.

Nenhum comentário: