julho 01, 2008

Design Made in SC

No domingo passado, dia 29/07, o Anexo D do Jornal ANotícia trouxe uma matéria muito interessante sobre o reconhecimento nacional - e até internacional - que o design catarinense está atingindo atualmente. Já era hora de vermos publicado algum artigo do gênero. Afinal, apenas para ficar no norte do estado temos, por exemplo, a Design Inverso, uma jovem empresa ultra-premiada no setor e que recentemente foi um dos contemplados com o prêmio ouro pelo design do pulverizador Parruda no IDEA/Brasil (a edição brasileira do maior prêmio de design dos Estados Unidos, chegando ao país quase 30 anos após sua criação, sendo considerado um dos mais importantes e reputados prêmios de design do mundo).
Outro exemplo muito bacana é o da amiga designer joinvilense Renata Moura, que mais uma vez destacou-se com o Banco Goma, abocanhando a medalha de bronze do IDEIA, na categoria produtos para casa (Renata, com muito talento, vem se tornando figurinha carimbada nos resultados do atuais concursos de design). A peça funciona como banco e também como mesa lateral. Possui a opção de iluminação interna, funcionando como luminária. A revista Época Negócios deste mês também traz matéria sobre o assunto. Renata, entre outros prêmios e publicações, também foi mensão no 18 Prêmio de Design do Museu da Casa Brasileira com o Pufe Uooou.
Além destes, o Departamento de Engenharia da Kavo do Brasil, de Joinville, foi outro premiado catarinense com um novo design para cadeira de dentista, na categoria Produtos Médicos e Científicos. E como não poderia faltar, no nível universitário teriamos o Alexandre Dorneles, com a cadeira Ioio, no prêmio nacional da Tok&Stok ou o 1 lugar para estudantes no Móvel Sul 2008 com os alunos Luiza Almeida Barroso e Quentin Vaulot, de Florianópolis, e sua Mesa Ofício. Apenas para ficarmos por aqui.
Parabéns a todos, pela importância que tudo isso traz para a divulgação do trabalho catarinense e principalmente pelo reconhecimento do profissional designer, que aos poucos - e tardiamente - começa a ter a valorização que merece.

Nenhum comentário: