janeiro 15, 2009

Corpo 2.0

"Por que o corpo não se molda às nossas necessidades?", questiona a fotógrafa holandesa Marcia Nolte, autora de "Corpus 2.0", uma série de retratos que mostram como o design de produtos pode vir a mudar as formas do corpo humano. Ombros adaptados a telefones, dedos para digitar melhor nos celulares, narizes com lugar especial para colocar óculos, orelhas com espaço para fones de ouvido, pés em formato de sapato salto alto para mulheres ou bocas adaptadas à cigarros, são algumas das adaptações do corpo frente às tecnologias e necessidades do indivíduo.


Os objetos relacionados a essas necessidades são desenhados para o ser humano. Nolte diz que se as pessoas terão essas formas poderemos pensar em um novo design. Alguém com ombros maiores precisará de novas roupas, por exemplo. Aliás, hoje já fazemos coisas do tipo tocar a campainha com o ombro, ou fechar uma porta com o quadril.

Claro que a evolução da tecnologia é maior do que a da forma. De qualquer modo, esse trabalho traz um novo ponto de vista sobre o deisgn e sua influência no mundo.




Nenhum comentário: