janeiro 16, 2009

Sustentabilidade, uma responsabilidade social.


Reduzir as concentrações atmosféricas dos gases de efeito estufa é uma tarefa que exige um esforço concentrado da sociedade organizada, dos governos, empresas e indivíduos.

Todos no planeta têm esse desafio pela frente, buscando respeitar os acordos internacionais que tem sido firmados com esse propósito, sendo o mais importante deles o Protocolo de Kyoto.


Dados retirados do site http://www.reciclecarbono.com.br/, que fornece entre outras informações a contabilização de diversas emissões causadas no mundo, incluse possibilita o calculo de nosso dia-a-dia.


Construção Civil na luta contra o efeito estufa


Associado ao tema no final do ano passado foram realizadas negociações para a substituição do Protocolo de Kioto que tem vencimento em 2012. Uma das discussões seria o fator construção civil que seria um assunto deixado de lado pela ONU, onde pesquisas realizadas constam que o uso de energia nos prédios e residências é responsável por um terço das emissões dos gases causadores do efeito estufa.


Segundo o IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change), órgão ligado à ONU, afirma que as emissões de carbono associadas às edificações deverão passar das 9 bilhões de toneladas registradas em 2004, para quase 16 bilhões de toneladas até 2030.



Porém se obtivermos uma mobilização diante desse fato com a utilização de recursos que diminuam o aumento do efeito estufa a redução acontecera de modo saudavél e com tecnologias mais baratas. As medidas mais recomendadas estão em melhores sistemas de ventilação e isolamento térmico, uso da iluminação natural e da energia solar e de outras fontes naturais como fontes de calor.

Tendo como enfoque principal a interferência da humanidade em relação ao meio ambiente, fica o alerta de que todos somos responsáveis pela alteração do clima no planeta e isso ocorre por inúmeras ações realizadas com o passar dos anos.

Nenhum comentário: