junho 23, 2009

East Side Gallery


O famoso trecho do muro de Berlim East Side Gallery uma área destinada a artistas do mundo inteiro, que desde de 1990 alguns meses depois da queda do Muro artistas plásticos decoraram o local transformado em galeria. Sendo considerada a maior galeria ao ar livre do mundo com a participação de 118 artistas de 21 paises.






Fotos retiradas do site: www.berlin101.com/

Este ano comemora-se 20 anos após a queda do Muro alguns restauros nas pinturas estão sendo feitos e serão concluidos ate novembro 2009. O artista plástico Dmitry Vrubel refaz o painel que virou cartão postal da Alemanha o beijo entre líderes comunistas.


Imagem antes do restauro

Restauração sendo feita por Dmitry
(Foto: Tobias Schwarz/Reuters)

Devido a degradação dos paineis causada pela poluição e vandalismo, segundo o site oficial www.eastsidegallery.com/ algumas Associações arrecadaram fundos para a execução dos restauros. Mantendo preservado um local considerado monumento histórico construido pela propria sociedade.

3 comentários:

joana eli disse...

Penso que também deviriam falar dos nossos, esteve lá um dos nossos artistas plástico, Joaquim António Borregana mais conhecido sob o nome KIM PRISU, nasceu em Portugal e vive hoje em Portugal, mas é também de cultura francesa e da escola do ano 80, Figuração Livre, colador de originais sobre as paredes, faz parte dos medias peintres, Vidéomatik, é cofondador com Kriki (Christian Vale) do famoso grupo Nuklé-Art e hoje em Portugal crio o grupo dos inteiro e trabalha com eles sobre o Impensamental, expos na galleria da av Matignon entre outras coisas. Natural da Aldeia da Dona (Sabugal), e emigrante em França até aos 34 anos e que agora vive a 12 anos em Portugal , este artista português tem o seu nome e obra imortalizados na East Side Gallery (nome da maior galeria ao ar livre do mundo, com cerca de 1,3 quilómetros). Kim Prisu e mais 107 pintores estiveram em Berlim para refazer as suas obras. Impensamentalista (movimento filosófico e artístico criado por um grupo de pessoas chamado Inteiros) recusou-se a fazer uma cópia fiel do que já tinha feito há 19 anos tomando o risco de não ser pago, deixando-se levar pela emoção do momento, pela transformação espacial e de mentalidades da vibração do novo Berlim reunificado.Alegria é a génese da sua pintura que se dilui em nove metros de parede, pintada por Kim Prisu, não se esquecendo das suas raízes.

MiguelCañas disse...

Olá Joana! Obrigado pela contribuição! Complementos como este enriquecem ainda mais a informação e ajudam a divulgar os belos trabalhos! Continue nos visitando e colaborando. Abraços!

Toino Artistico disse...

Pois, obrigado Joana. Pena que os senhores destes sites tao modernos e informados nao tenham sequer cosnciencia de que existe em portugal um pintor como o mencionado pela senhora Joana. E se falam desta galeria com tao soberba sabedoria deveriam agora mencionar este pintor pois que eu saiba (e tenha apenas a 4 classe) este senhor devera ser o unico pintor portugues a ter o seu nome inscrito nesta obra universal com um poder simbolico importantissimo.
porque nao assume o erro e publicam um post totalmente dedicado a este pintor? Querem saber novamente como se chama?!!! Eu digo: Kim Prisu.
Penso que teria toda a logica e viria no seguimento do post por vos publicado sobre a tao contemporanea galeria, mas que afinal fica bem distante, em Berlim, e como bosn portugueses, so admitimos que os bons artistas sao aqueles que estao muito longe, porque nao nos importunam, nem cessam a nossa verborreia verbal.