junho 15, 2009

O High Line agora é parque

O High Line era uma antiga linha de trem, com pouco mais de 2Km, localizado em no West Side de Manhattan. Foi construída no início dos anos 1930, funcionando até os anos 80, quando as relvas e árvores silvestres começaram a tomar conta da ferrovia. Porém, o estado de abandono acabou no dia 8 de junho: parte da High Line foi reaberta como um parque.
A idéia de reabilitar a linha como um parque começou em 1999 através da própria comunidade, que inspirava-se em fazer algo semelhante à Promenade Plantée em Paris. As obras começaram em abril de 2006, ficando os projetos a cargo dos arquitetos da Diller Scofidio + Renfro e os paisagistas da James Corner Field Operations, vencedores de um concurso realizado em 2004.


O parque ganhou até site e blog, com direito a marca (super bem-bolada), videos, fotos e até lojinha. Vale a pena conhecer as páginas: traz mapas, calendário de eventos, informações sobre a vizinhança, história do bairro e, claro, tudo sobre o projeto.



Outra visita que vale muito a pena é no Flickr. Lá existem galerias de fotos com visões das pessoas que registraram o local antes da reforma ou mesmo um slide show com os desenhos e imagens 3D do projeto. Abaixo, um video contando rapidamente a história do projeto.





Deu aqui.

Nenhum comentário: