agosto 04, 2009

Quando a arte questiona o desperdício

Com a intenção de provocar a reflexão sobre a cultura do desperdício no dia a dia, o artista chinês Song Dong juntamente com sua mãe Zhao Xiangyuan, apresenta no MoMa - Museu de Arte Moderna de Nova York, a instalação Waste Not, que vai até 7 de setembro, onde mostra objetos que Zhao, passou a vida toda acumulando.

Ao contrário de quase maioria das casas, onde existe pelo menos uma vez por ano aquele ritual de limpeza, onde as pessoas se desfazem dos entulhos já desnecessários, como roupas que não servem mais, objetos inutilizados, papelaria antiga, etc. A mãe do artista, baseada no conceito chinês de yougqi jin wu, ou “desperdício não”, não conseguiu se desvincular de tudo que comprou ou ganhou durante 50 anos!

Assim, o artista resolveu fazer um projeto, usando o conteúdo completo da casa onde sua mãe conservou tudo, desde de potes e bacias a cobertores, frascos de vidro, e bonecas sem pernas, formando como que uma paisagem urbana que observadores podem navegar à sua volta.

Nessa época que vivemos onde tudo é descartável, a idéia de passar uma vida acumulando coisas, é quase que incompreensível.

matéria vista aqui
Confira mais fotos no site flickr

Nenhum comentário: