março 11, 2010

Arranha-céu coletor de chuva



O projeto ideal para Joinville: um arranha-céu 100% coletor de chuva! Foi o que imaginou um grupo de estudantes do quarto ano de arquitetura na Polônia, participando de um concurso sobre Arranha-céus.

O grupo conquistou uma menção especial ao criar um edifício onde a fachada está formada por um sistema de calhas que captam a água da chuva. Segundo o trabalho, o consumo médio diário de água por pessoa é de 150 litros, dos quais 85 litros pode ser substituído por água de chuva. O consumo de água aumentou nos últimos trinta anos. Só nos Estados Unidos o consumo aumentou 1000% desde 1900.

Por outro lado, um dos passatempos nacionais dos dinamarqueses é coletar a água da chuva para lavar e regar plantas. Nos últimos dez anos a utilização média de água pura na Dinamarca diminuiu 40%.


Via.





2 comentários:

carlos disse...

As contrataçõesa de obras publicas terão que observar conceitos de sustentabilidade, e uma delas consiste justamente na necessidade de se prever o reuso da agua da chuva. Trata-se de norma recente, de 19 de janeiro de 2010, do Ministerio do Planejamento, que regulamente a lei de licitações e vincula toda a Administração Publica Federal.

MiguelCañas disse...

Pois é Carlos,
essa foi uma ótima notícia. Uma vitória para o planeta e as futuras gerações. Esperamos que pelo menos nesta lei as coisas não acabem em pizza, como já é de praxe. Grande abraço!