maio 28, 2010

1º Fórum de Planejamento Urbano de Joinville



Via ANoticia / Por João Kamradt

A Câmara de Vereadores de Joinville promove, entre os dias 7 e 9 de junho, o 1º Fórum de Planejamento Urbano. Em pauta, o crescimento ordenado das cidades do Norte do Estado.

É o momento de pensar o presente de Joinville e da região Norte com olhos voltados para o futuro. Para contribuir no processo de planejamento da cidade, surge o 1° Fórum de Planejamento Urbano – Joinville e Região.

Em meio às discussões de projetos-chave do Plano Diretor de Joinville, como o macrozoneamento e o uso e ocupação do solo, passarão pela cidade estudiosos e profissionais de diversas áreas do urbanismo para contribuir no processo de organização dos municípios. Será o momento de debater e aprender para construir o futuro urbano da região Norte.

O 1° Fórum de Planejamento Urbano é uma promoção da Câmara de Vereadores de Joinville. O evento será realizado entre os dias 7 e 9 de junho, com palestras abertas ao público e entrada gratuita. A iniciativa conta com o apoio do Projeto “Debates A Notícia”.

A ideia de unir especialistas surgiu depois que integrantes da Comissão de Urbanismo da Câmara viajaram ao Rio de Janeiro e assistiram ao Fórum Internacional dos Municípios. Na volta a Joinville, o grupo se deparou com uma sequência de discussões sobre leis de macrozoneamento e uso e ocupação do solo, o que fez crescer a necessidade de uma boa discussão. Embates sobre os tipos de comércio que podem se instalar em cada região, quais são os locais apropriados para a construção de empreendimentos imobiliários ou mesmo as indicações das zonas que devem ser preservadas estão entre os exemplos das perguntas que vieram à tona.

Para evitar os erros cometidos no passado por falta de planejamento, nada melhor do que discutir – e muito – os rumos do crescimento urbano nas próximas décadas. “Quando vemos as leis de zoneamento chegando à Câmara, as manifestações da comunidade e os contínuos retalhos que fazemos nas leis de zoneamento, percebemos a necessidade de mudança”, explica o vereador Alodir Alves de Cristo (DEM), que sugeriu a discussão antes de a Câmara votar a Lei do Macrozoneamento, que é uma das regulamentações do Plano Diretor de Joinville.



Texto originalmente publicado no Jornal ANoticia, dia 23 de maio de 2010. joao.kamradt@an.com.br

Nenhum comentário: