junho 17, 2010

Ilhas de Silêncio



Era imaginado que o movimento na cidade diminuiria bastante durante o jogo de estréria do Brasil na Copa do Mundo. Mas o mais incrível é que ele não diminuiu...ele praticamente não existiu!

O silêncio que tomou conta do centro da cidade foi "ensurdecedor", em plena terça-feira, meio de tarde. Em tempos do Fórum de Planejamento Urbano de Joinville e Região fiquei refletindo sobre a absurda poluição sonora à qual nos acabamos acostumando. A situação levou-me à reflexão sobre a necessidade urgente de áreas silenciosas nos centros urbanos, espaços para descansarmos a mente. Quando passamos a estranhar o silêncio é porque já passamos dos limites.







Registrei a cidade fantasma com algumas imagens das ruas Blumenau, Max Colin e Timbó. Uma delas está no jornal ANoticia de hoje, no portal do jornalista Jefferson Saavedra.

5 comentários:

Anônimo disse...

Muito bacana o conceito de "ilha do silêncio". Faz repensar o dia a dia e qual o rumo que estamos seguindo. Vale a pena tudo isso?
Abraço

Manu disse...

Oiê Mig....

Precisamos de "áreas, ilhas de silêncio". Show tua percepção para registrar a Blumenau em silêncio.

beijoca,
Manu

João disse...

...é uma pena que depois dos gols o som da vuvuzela entra em desespero...
aproveitei pra dar uma olhada rápida no blog, e tá muito massa. parabéns mais uma vez.

Anônimo disse...

"Fecho contigo"! Acabo de vir do parque Coqueiros, aqui em Florianópolis: armaram dezenas de barracas, telão, palcos com super caixas de som, muitas propagandas de cerveja (incentivo ao álcool por parte do poder público....e com o dinheiro do povo). Um dos poucos lugares para o povo relaxar, descansar, fugir do barulho e dos apelos visuais e de consumo. Pois bem: - a Prefeitura não deixa. Incentiva exatamente o contrário: barulho, consumo, estresse e consumo de álcool.
Mas isso pode ser revertido: não necessita ir para a Suíça. Um bom exemplo é João Pessoa: nordeste brasileiro, sempre considerado atrasado.

CRX

mateussz disse...

Che Miguel!
Fantástica ideia. A foto do jornal ficou animal!!
Parabéns mano velho!