março 10, 2011

“Sótão”

Nos dias 9, 10, 11, 12 e 13 de março, às 20 horas no Teatro do Sesc Joinville.

Bruxas, lobisomens, morte, cobras, benzedeiras e assombrações. Todos os contornos das histórias de fantasias joinvilenses serão apresentadas pelos atores Ilaine Melo e Muriel Szym, que reencenarão as lendas e mitos da região como forma de homenagear Joinville na semana de aniversário.


A peça é uma espécie de projeto pessoal de Ilaine que durante um ano visitou a Estrada Palmeiras (comunidade rural de Joinville), o Morro do Amaral (comunidade pesqueira de Joinville), o Quiriri (comunidade rural de Joinville), a Barra do Itapocu (comunidade rural de Araquari) e a Vila da Glória (comunidade pesqueira de São Francisco do Sul) para conversar com as pessoas que ainda guardam estas histórias.

Sótão convida a platéia a reviver a sensação de caminhar pelos corredores da casa dos avós e lá, olhar para um canto e perceber uma escada comprida e escura...sentir uma estranha sensação entre o medo e a sedução, e ir...

Os quatro blocos viraram quatro atos que estão ligados pelo mesmo fio condutor. No primeiro, são encenadas as histórias de lobisomem, seguida pelas bruxas e pelas benzedeiras. A peça é concluída com as lendas de mortos e assombrações. Por mais que sejam elementos de mitos e lendas encontrados em histórias por todo o planeta, essas histórias são extremamente regionais. “As bruxas dessas histórias não tem nada a ver com aquelas que a gente conhece. Os lobisomens tem características muito particulares daqui, são pessoas conhecidas que teriam virado lobisomem, como o tio ou o vizinho”, afirma a historiadora.

A dramaturgia é obra incentivada pelo Governo Federal através do Prêmio Funarte de Teatro Mirian Muniz de 2006 e a produção do espetáculo foi contemplada pelo Governo do Estado de Santa Catarina via Edital Elisabete Anderle de Estímulo a Cultura, em 2009.

Os ingressos são gratuitos e distribuídos uma hora antes do espetáculo. Censura 16 anos.

fonte:SESC Joinville / ANotícia

Nenhum comentário: