julho 02, 2008

Escritório Comunitário

A expressão acima é do sociólogo Domenico de Masi para designar umas das tendências em escritórios do futuro: os que conseguem aliar momentos de trabalho, ócio ou lazer, permitindo a dimensão do convívio entre seus colaboradores. Um escritório voltado ao trabalho criativo deve antes de mais nada representar através de suas instalações e imagem suas convicções e valores. Demonstrar em si próprio os conceitos que vende e defende.
Processar as informações atuais, diante do excesso e principalmente acesso a que se tem hoje, bem como a velocidade em que se recebe as notícias, exigem formas diferentes de lidarmos com o espaço. Devemos torna-lo um ambiente adequado para tal exigência do mundo moderno. O espaço deve comunicar-se com o individuo.
No quesito forma-função, a estética está atrelada principalmente à empresas que trabalham com valores imateriais, como a criação, por exemplo, tornando-se um item fundamental neste caso. Mas primeiramente estão as questões ergonômicas e o conforto físico das pessoas.

Estar em um ambiente bonito e funcional é um prazer sensorial e influencia nosso estado de espírito, contribuindo para nossa saúde e para melhor desempenho da empresa.
Baseado nessa linha de pensamento, o escritório da M² Arquitetura, estará publicado no terceiro volume do livro OCA – Arquitetura no Brasil, em uma edição especial dedicada a espaços comerciais.
Pela segunda vez num livro da editora Victoria Books, participou também da segunda edição do OCA, o qual relatou em 400 páginas a arquitetura residencial contemporânea brasileira, apresentando 61 projetos de casas criadas por profissionais de todo país, como Arthur de Mattos Casa, Mario Bieselli, Tiago Bernardes e Paulo Jacobsen.
A seção "Post Verde" deste blog pretende informar e reunir algumas ações, publicadas aqui, que levarão à construção de um mundo melhor e mais civilizado, com desenvolvimento e sem comprometer o futuro.

2 comentários:

Marina disse...

Parabéns M²! O Blog está show de bola!
Um abraço, Marina.

gustavobenites disse...

Molt bé tio!