julho 08, 2008

m² idéias

Segue abaixo uma maneira diferente de reutilizar um revestimento de piso, tão comum em cidades mais antigas e de colonização açoriana.
O ladrilho hidráulico era utilizado na Europa como decoração de pisos e paredes para expressar arte e religiosidade. Chegaram ao Brasil importados de Portugal, França e Bélgica, sendo instaladas as primeiras fábricas tupiniquins no final do final do século XIX.
Uma das poucas fábricas remanescentes no Brasil localiza-se na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul.
Fundada em 1914, a Fábrica de Mosaicos surgiu em uma época de pujança econômica da cidade gaúcha devido à indústria do charque, o qual contribuiu para transforma-la em pólo regional e núcleo de circulação de riquezas.
Consequentemente, recebeu como legado um conjunto arquitetônico e urbano criado por artistas e arquitetos trazidos da Europa pelos charqueadores, destacando o requinte e a sofisticação das técnicas e dos materiais construtivos utilizados, entre eles o ladrilho hidráulico, feito de areia, cimento, pó de mármore e pigmentos.

Ao lado temos um exemplo de como é possivel explorar um material tão artesanal com uma linguagem mais contemporânea. Criada pelo arquiteto Rudelger Leitzke, responsável também pela fábrica, a paginação inusitada traz a nostalgia do antigo ao mesmo tempo que cria um tapete resistente e moderno, ótimo para salas de estar, jantar e cozinhas.
Num tempo em que se fala muito em "reaproveitamento", está aí um bom exemplo de reciclagem de idéias!

Um comentário:

Anônimo disse...

Legal Miguel, parabéns pelo BLOG,


Como sempre de muito bom gosto e estilo.

Atenciosamente:

Alberto Beier
Maná do Brasil