agosto 22, 2008

A cara da favela



Muito bem lembrado pelos colaboradores e blogueiros Roy e Mateus, fazendo referência ao post sobra a Arte inflável, de Nova York, o Brasil também está entre os destinos preferidos de artistas que buscam inspiração para suas manifestações de rua.


Recentemente o fotógrafo francês JR, que se considera um "artivista" (artista+ativista), esteve no Brasil realizando um trabalho de grandes proporções de intervenção urbana e engajamento social no Morro da Providência, Rio de Janeiro. JR mudou a paisagem urbana adesivando nas casas fotografias dos próprios moradores.

O fotógrafo tem o projeto 28 millimeters, no qual fazem parte o Brasil e Oriente Médio, entre outros países. Já esteve na Serra-Leoa, Sudão, Kenya e Libéria. Até 2009 JR vai fotografar na Índia e na Ásia. Segundo ele “essas colagens são instantes que revelam a cultura que nos envolve. Colando minhas fotos nas ruas, a arte se instala em frente ao espectador. Quero com isso mostrar às pessoas como elas são, com a sua violência, sua sensibilidade e claro, sua energia”.


Veja reportagem sobre o assunto ou os depoimentos das "heroínas" retratadas. Conheça o site do artista e o projeto 28 millimeters.

Nenhum comentário: