setembro 23, 2008

Dance Club Sustentável


Música é Movimento. Movimento é Energia. A Energia somos nós!
Trata-se da "Energy Harvest", ou em inglês algo como "colheita de energia". Este é o conceito da nova técnica que transforma energia cinética dos movimentos humanos em eletricidade, por meio de pequenos geradores instalados sob placas no piso. Estes podem ser mecânicos ou baseados em piezoeletricidade: fenômeno no qual cristais liberam energia quando comprimidos. A idéia foi desenvolvida entre a ONG Eniu e o escritório holandês de arquitetura Doll e já foi testada na pista da Sustainable Dance Club, em Roterdã. No piso (video aqui), placas de 65 x65cm, se movimentam verticalmente sob os passos de dança e geram entre 5 e 10w, dependendo do vigor do movimento, alimentando as luzes e o som do local. A variação da potência depende da ação do público, estimulando a geração de energia. O Japão já está usando sistemas semelhantes em bilheterias de estação de trem e em uma academia de ginástica, abastecendo o sistema de ventilação.

Além do video anterior você pode encontrar outros videos publicitário-explicativos da tecnologia com green design. Vale a pena dar uma olhada!
Os geradores piezoelétricos já são velhos conhecidos na hora de substituir baterias em eletrônicos de baixo consumo e difícil acesso, como equipamentos médicos instalados dentro do corpo humano. A inovação agora está em popularizar sua utilização em espaços de muita circulação, como shoppings e aeroportos. A aposta para o uso doméstico da tecnologia é inserir geradores em sapatos e roupas para carregar eletrônicos portáteis.
Mais informações em Matéria publicada originalmente na Revista Arquitetura & Construção ou no site Planeta Sustentável da Editora Abril, no qual se pode navegar por um infográfico que demonstra, além dessa novidade, outros conceitos de uma verdadeira balada sustentável.


A seção "Post Verde" deste blog pretende informar e reunir algumas ações, publicadas aqui, que levarão à construção de um mundo melhor e mais civilizado, com desenvolvimento e sem comprometer o futuro.

Nenhum comentário: