setembro 23, 2008

Museum of Arts and Design em Nova York

O Museu de Artes e Design de Nova York (MAD), fechado desde abril, reabrirá suas portas em 27 de setembro com novo endereço e conceito reformulado. O prédio, que antes ficava na 40 West 53rd Street, diante do MoMA, terá sede no número na Columbus Circle, esquina sudoeste do Central Park.

No prédio, haverá um espaço para mostras permanentes e um andar inteiro dedicado a programas educacionais e a artistas residentes; o novo museu tem a proposta de ser multidisciplinar e de incentivar a relação entre o design, as artes plásticas e o artesanato.

O prédio, com 54 mil metros quadrados, terá o dobro de área expositiva do que o espaço disponível no antigo prédio da instituição. Na nova sede, com 14 mil metros quadrados de galerias, o museu poderá expor parte de seu acervo permanente, com 2.000 objetos.

A fachada do edifício, que já existia e foi reformado para abrigar a instituição, será coberta de tijolos de terracota com acabamento iridescente, que faz com que a cor do edifício mude de acordo com a luz do sol, o horário e o ponto de vista do observador. A reforma prevê três cortes distintos na fachada, antes sem janelas.

O projeto é do escritório Allied Works Architecture, liderado pelo arquiteto Brad Cloepfil, e foi selecionado entre quatro finalistas de uma competição, que incluiu: Zaha Hadid, Toshiko Mori Architect, James Carpenter Design Associates e Smith-Miller + Hawkinson Architects.

Na reinauguração, estarão em cartaz três exposições. "Second Lives: Remixing the Ordinary" reúne o trabalho de 50 artistas de 17 nacionalidades que transformaram objetos comuns. "Elegant Armor: The Art of Jewelry", realizada em parceria com o instituto Tiffany and Co., mostra 200 jóias da coleção do museu, com peças dos anos 1940 até a atualidade. E "Permanently MAD" expõe 250 peças do acervo do museu.
Mais informações no site do museu.

Nenhum comentário: