outubro 28, 2008

Conta-gotas de chuveiro


Verão chegando e o tema do uso consciente da água vem à tona com mais força. Afinal, é nesta época que mais a necessitamos devido ao calor. Tomamos aquela ducha gelada mais demorada, alguns lavam os carros na calçada, outros dão banho no cachorro, as crianças brincam com as mangueiras, etc. Se fosse possivel medir quanto se gasta de água nisso tudo, talvez agissemos com mais responsabilidade, não? Pois é, segundo o site da SuperInteressante agora se pode!

O ECO Showerdrop calcula a vazão do seu modelo de chuveiro e mede quanta água é gasta durante o seu banho por minuto, calcula o tempo em que você deve ficar no chuveiro e, ainda, te avisa por meio de bipes quando é a hora de desligar a torneira. Você até pode ignorar os avisos, mas ele continua calculando quanto de água está sendo desperdiçada nas duchas mais prolongadas.

De acordo com o site SmartPlanet, uma banheira média comporta 80 litros de água, enquanto um chuveiro elétrico expele 6 litros do líquido por minuto. Fazendo as contas, um banho de chuveiro deve durar não mais que 13 minutos para atingir a mesma quantidade de água usada em uma banheira.
A seção "Post Verde" deste blog pretende informar e reunir algumas ações, publicadas aqui, que levarão à construção de um mundo melhor e mais civilizado, com desenvolvimento e sem comprometer o futuro.

2 comentários:

Unknown disse...

é ai que eu me refiro.

mas quanto custa isso?
han?

MiguelCañas disse...

Galo, infelizmente desconheço sobre a venda desse produto no Brasil. Mas já é uma realidade no exterior, vendido entre R$32 a R$42por aparelho. Enquanto a novidade não chega por aqui pode-se comprar o "conta-gotas" pela internet, em "eco-stores" on line, especilaizadas em comercializar produtos ecologicamente corretos. Um exemplo é o www.ecotopia.co.uk. Lá você encontra não só esse produto, mas outras opções "water saving". Abraços!