abril 17, 2009

car2go

Que tal sair de casa, olhar no GPS do celular e ver nele a localização de um carro a sua disposição? É a proposta do Car2Go, um serviço disponivel na cidade de Ulm, na Alemanha, onde você aluga um carro (no caso um Smart) não por dia, e sim por hora. Os carrinhos vem equipados com sistema de navegação e telefone que se conecta com o serviço, caso aconteça algum problema. O car2go terá vagas exclusivas em estações de trem, aeroportos e outros lugares específicos. A idéia é parecida com as famosas bicicletas de Paris, a Velib.

É simples. Faz-se um cadastro. Ao se aproximar do carro, aproxime o cartão ao parabrisas do carro, onde tem um leitor. Autorizado, o carro abre automaticamente. No porta luvas estão a chave e um cartão de debito, no caso da necessidade de um reabastecimento.
A partir daí, em nada se difere dos demais carros. Você segue seu caminho até seu destino, onde poderá simplesmente sair do carro, aproximar novamente o cartão do parabrisas. Fazendo isso, o carro estará livre para qualquer outra pessoa que necessite usá-lo. Se for preciso alguma parada durante o trajeto, simplesmente tranque o carro com a chave, que ele estará bloqueado para que outra pessoa não o alugue.





As únicas restrições são: 1. não devolver o carro parado num estacionamento cobrado, 2. devolver o veículo apenas no perímetro urbano (apesar de ele poder circular para fora da cidade), e que poderá rodar no máximo 2000km por mês. Ultrapassando esse limite, será cobrada uma taxa extra.

Além disso, uma equipe de serviços fica rodando pela cidade para limpar, abastecer e cuidar dos carros, se certificando de que eles estão em bom estado.

Os valores? São 19 centavos de euro por minuto, 9,90 por hora, chegando a um teto de 59,90 pelo dia todo. Nisso está também incluso o combustível, o diesel, com o qual o carro faz 30km/l.

As próximas cidades a implantar o sistema são Austin, no Texas/EUA, onde o carro terá motor híbrido, e em TelAviv.

Bom... o carro já existe no Brasil. Chegou esse mês. Agora só falta implantar o sistema...



Fontes: greenprophet.com, autoblog.com, car2go.com.

Nenhum comentário: