julho 19, 2009

Parede Gentil

Com o objetivo de atrair o olhar da sociedade para a arte, desde 2005 a galeria A Gentil Carioca convida artistas para criarem trabalhos na parede externa do local, participando do projeto - Parede Gentil.

Este ano, desde maio, a galeria conta com a instalação feita pelos irmãos Tiago e Gabriel Primo.

Eles criaram uma habitação externa, uma espécie de "casa às avessas", onde ocuparam a alta parede da galeria, voltada para a rua, com objetos e móveis suspensos, como cama, cômoda, mesa, prateleiras e até uma rede.

Como já era de se esperar, a instalação vem atraindo muitos olhares de quem passa na movimentada Gonçalves Ledo, no Centro do Rio, afinal, os dois artistas passam 14 horas do dia morando na parede!
Onde se locomovem através de equipamentos de alpinismo.

Segundo os irmãos, em um vídeo realizado pela TV Cultura, eles escutam algumas pessoas perguntando se são bonecos, outros ficam com medo de que podem cair, ou perguntam se eles têm quartos para alugar.

Numa cidade onde é comum se ver moradores de rua, a visão de duas pessoas vivendo na lateral de um prédio provoca reações mistas nos moradores do centro do Rio.

Eles dizem que o projeto tem como objetivo questionar as idéias das pessoas sobre o espaço em que se mora e provocar reações dos pedestres.

A instalação deles fica no local até 22 de agosto! E para ver os trabalhos anteriores do projeto Parede Gentil é só entrar no site da galeria e conferir!

visto aqui.

Nenhum comentário: