agosto 19, 2009

Você já pensou na quantidade de coisas que imprimimos? Todos os dias gastamos muitos papéis fazendo os nossos impressos. Além disso, gastamos também muita tinta parcialmente sem necessidade. É realmente necessário? ou jogamos fora papel e tinta? Pensando nisso a SPRANQ tentou de várias formas desenvolver uma fonte que economiza-se tinta. "Nós tentamos várias formas: letras bem finas, letras sem interior. Tentamos tirar traços, quadrados, estrelas e triângulos. Mas, o melhor resultado está na ausência de círculos nas fontes." O resultado foi a Ecofont
que economiza 20% de tinta.

Com a
Ecofont a SPRANQ pretende além estimular uma consciência inspirar os grandes fabricantes de software e impressoras para que façam inovações ecológicas.


Imagine uma fonte que possa mandar no driver da impressora de tal modo que, se a fonte mandasse imprimir em cinza o gasto com tinta seria muito menor se comparado com impressoras que imprimem em 100% preto.

A Ecofont foi baseada na Vera sans, uma fonte Open Source que todo mundo pode usar
gratuitamente.


Neste tamanho
as letras não ficam muito bonitas, mas podemos perceber facilmente a economia de espaço. No entanto para textos comuns como, cartas, por exemplo, são bem úteis.

Perguntas Frequentes sobre a Ecofont
As letras não ficam muito legíveis na minha tela.
A Ecofont funciona bem nos tamanhos 9 ou 10. O resultado depende também do seu software. Você também pode usar a opção ClearType.

Quando imprimo, parece que a tinta está acabando.
Está certo, o impresso fica cinza porque a tinta está sendo economizada.


Que mais posso fazer para economizar tinta?
Imprimir menos e configurar a qualidade dos impressos em “baixa”.

fonte: http://www.ecofont.eu/

Nenhum comentário: