julho 23, 2010

"Transformações"


Um escultura que muda conforme o ponto de vista. Esta é a ideia criada pelos designers holandeses do Tjep, os quais bolaram uma série de elementos de aço que, quando vistos sob uma determinada perspectiva formam o contorno de um edifício agrícola tradicional.

Conforme nos aproximamos da instalação apenas distinguimos um conjunto abstrato de linhas brancas espalhadas pelo campo. A chave para a instalação é revelada quando se está em um planalto em volta de um certo ponto. A partir dali as linhas formam um esboço icônico de uma fazenda, revelando a fórmula explicada no texto sobre o platô.

A obra batizada de "Transformações" obedece às proporções de uma fazenda típica holandesa. O local, na província de Braband está prestes a ser transformado por um conjunto habitacional, e a peça tem como objetivo enfatizar a importância de manter a estética da arquitetura vernacular. "Transformações" faz parte de uma rota terrestre de arte na paisagem em torno da cidade de Veghel exibindo doze instalações de arte diferentes.

Além da ideia ser incrível, a obra possui um conceito muito forte, tornando-se mais do que apenas um truque visual: ela incorpora a funcionalidade e facilita encontros sociais (forma e função), enquanto chama a atenção para o que vai acontecer no local num futuro próximo. Ao andar em torno da instalação o espectador literalmente experimenta a transformação da abstração para a finalização de uma forma.
Soluções de arte informativa como esta se aplicariam muito bem também em Joinville. A arte educa, nos faz refletir, obriga-nos a pensar. Afinal, quantas construções históricas e casas em Enxaimel já deram lugar a novas construções e torres neoclássicas? Em outras palavras, trata-se de educação patrimonial em busca da preservação de um patrimônio cultural.
Via.

Nenhum comentário: