novembro 04, 2010

Potencial Criativo // Conferência


O arquiteto Jaime Lerner, pai da revolução urbana de Curitiba, tem uma frase que para mim traduz exatamente o que é criatividade: "Criatividade é a arte de relacionar".

Criatividade são "links" que estabelecemos. São associações de ideias. São as conexões que fazemos sobre os mais diversos temas (qualquer um) para que desta mistura de informação cheguemos a uma outra nova informação – ou idéia.


Pois é sobre este tema que tratará a conferência sobre Potencial Criativo, que se realizará no Teatro da Scar, em Jaraguá do Sul, nos dias 13 e 14 de novembro. O evento é uma realização do Estúdio Firmorama e Carlos Urquizar, contando com o apoio da Prefeitura Municipal, da Fundação Cultural e da Público Digital.

“O objetivo principal é discutir o desbloqueio criativo, especialmente, para aqueles que trabalham com estética e artes visuais, como design, moda, arquitetura e artes plásticas." O evento contará com a presença do ilustrador Renato Alarcão, o calígrafo Cláudio Gil, as artistas plásticas Celaine Refosco e Gabriela Irigoyen e a pedagoga Tânia Nüssner.


"A primeira conferência parte da visão de que, para resgatar o potencial criativo que se tem na essência, é preciso retomar a liberdade que havia na infância: o exercício da criatividade é expresso nos desenhos, na construção das narrativas, na curiosidade, na imaginação e na engenhosidade, sem censura, do pensamento humano. Sempre fora do senso comum, a criança não se prende a maneiras convencionais, o que a permite ir mais longe e, consequentemente, achar soluções mais criativas.“

O evento é gratuito, através de cadastro no site.

Nenhum comentário: