fevereiro 26, 2013

MOSTRA CASA NOVA


Mostra Casa Nova  Espaço Metroquadrado® + HONDA Satoru

 Da MPB à música erudita, passando pela bossa nova, o samba e a música contemporânea, o evento tem como título “Mostra Casa Nova em Sete Notas” e foi realizado na Escola Básica Silveira de Souza, um patrimônio histórico e cultural, no centro de Florianópolis.

Se o tema da mostra norteou o espaço projetado pela Metroquadrado®, a HONDA Satoru – grande parceira do evento – deu o “tom”.

Pensado para ser um legado deixado após a mostra, a Metroquadrado® criou uma reinterpretação do tradicional Coreto de música, palco para futuras apresentações da escola, e teve um carro da Honda como estrela principal durante o evento.

Na chamada do evento, o arquiteto Miguel Cañas Martins dá uma palhinha sobre esse projeto:  Mostra Casa Nova

A forma do espaço foi inspirada nas origens japonesas da marca Honda, escolhendo-se o origami como símbolo de sua tradicional e secular cultura.

Como se representasse um iceberg que parece brotar no meio do jardim da casa histórica, a estrutura irregular abre-se e desdobra-se em formas geométricas de diversos ângulos, como numa peça de papel sem cola ou cortes.

A arquitetura desconstrutivista da concha acústica nos faz refletir sobre os efeitos e sensações provocadas pela música. Pretende com isso desconstruir qualquer forma tradicional e suas sensações “amorfas”. Assim como na música, pretende valorizar sensações de forte impacto emocional e abrir brechas para a memória e suas associações.

Ritmo, harmonia, tempo e espaço. Características presentes na música e na arquitetura. Duas artes que traduzem épocas e refletem modos de vida. Se para Arthur Schopenhauer arquitetura é música congelada, o coreto em forma de iceberg projetado pela Metroquadrado® provoca o visitante a criar sua própria trilha sonora e convida a pensar: afinal, qual é a sua música?  O vídeo em parceria com a WeArt  é tão sensacional que só vendo para acreditar; confira já:  vídeo We art e Metroquadrado




Nenhum comentário: