fevereiro 26, 2013

Intervenção Cultural / GOGò Forever




Inspirada na obra de Alberto Giacometti, a proposta conceitual da Metroquadrado para a "Intervenção Cultural Gogò Forever" priorizou o processo de criação. Tal qual o surrealismo do artista suíço, ao deformar suas proporções e superfícies, propõe uma versão carregada de força e drama, livre da estética harmoniosa e elegante, características no desenho original da peça italiana.
Ao recontextualizarmos o objeto, a Gogò abandona sua função de assento e passa a instigar novas sensações, relacionando-se de outras formas com o espaço. Como uma cadeira que ganha vida própria e que caminha com seus próprios pés, carrega, em sua expressão marcada de deformações e manipulação de texturas, as inúmeras histórias de quem por ali passou. Afinal, para Giacometti, a aparência é feita do acúmulo daquilo que vemos e do que guardamos na memória.
Aqui podemos ver passo à passo a criação da Metroquadrado: Gogòmetti

A INTERVENÇÃO
Promovida pela B+STORE, a intervenção cultural visa difundir a cultura do design através de uma ação beneficente, tendo a mundialmente consagrada cadeira Gogò como suporte criativo. Foram convidados a participar desta ação beneficente profissionais de arquitetura, artistas plásticos, estilistas, designers e acadêmicos de arquitetura e design, totalizando 25 criações. Durante alguns dias, as cadeiras customizadas serão expostas ao público, para que posteriormente possam ser adquiridas em Leilão beneficente, fazendo com que a arte torne-se fonte de ajuda a uma entidade de crianças carentes, o Lar Emanuel.
A CADEIRA GOGò
Projetada pelo Italiano Marcello Ziliani, a cadeira Gogò foi inspirada nas formas da natureza com um desenho harmonioso e elegante, tornou-se um ícone do design moderno, conquistou milhares de pessoas e é a cadeira mais vendida no mundo até hoje, encontrada em mais de 200 países. O assento é produzido em polipropileno, que torna resistente e agradável ao toque. A cadeira Gogò chegou ao Brasil na década de 90, trazida pelo italiano Luciano Bedogni, proprietário da marca.
O LAR EMANUEL
O Projeto nasceu em 1994, da iniciativa de Gilson Marcio Soares, que oferecia café da manhã para crianças carentes no centro de Joinville. Foram muitas as transformações nesta trajetória, visando a garantia dos direitos de crianças e adolescentes que por ela transitaram. O Projeto Lar Emanuel acolhe hoje crianças e adolescentes com idade de 0 a 12 anos em regime de Casa Lar, como forma de medida de proteção, respeitando os artigos 93 a 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente.
No vídeo abaixo podemos conferir o processo criativo dos convidados deste projeto:

Nenhum comentário: