agosto 29, 2008

Um retrato da África



As imagens acima são obras de Peter Beard. O artista nasceu em Nova York e aos 11 anos decidiu fotografar elementos importantes que encontrava em suas viagens. Estudou história da arte na Universidade de Yale, onde se graduou em 1955. Depois de ler Out of Africa, de Karen Blixen, que inspirou o filme Entre dois amores, se apaixonou pela África e decidiu morar no Quênia em 1960.

Peter decidiu trabalhar no Parque Nacional de Tsavo para entrar em contato com a natureza. Lá, testemunhou a morte de milhares de animais e o massacre de moradores em guerras de tribos. Ele fotografou os animais e ilustrou as colagens com textos escritos a punho e manchas de sangue.
Nos temas africanos, o artista juntava pedaços dos ossos, sangue dos animais, pedras, artefatos africanos, insetos, fotografias em sépia e folhas secas das savanas nos scrapbooks. As colagens de moda, e sobre artistas, reuniam fotografias inéditas de mulheres, transcrições de mensagens telefônicas, recortes de jornal, citações de escritores e poetas, além de objetos pessoais.

Texto elaborado a partir da matéria “O Artista de Mil faces” , escrita por CARINA RABELO para revista Isto É Independente

Um comentário:

Renata Moura disse...

Nooossa! AMEI o trabalho do fotógrafo Peter Beard! E amei também a leitura que a M² fez do trabalho dele, tudo a ver: preto e branco como preto e cromado, "sangue" nas paredes, as peles dos animais... SHOW! Parabéns!