setembro 15, 2008

O que é morar bem?


POR ISAY WEINFELD
[ “Morar bem” pode ter significados diferentes...Para aqueles que não tiveram a chance de sequer ter um teto para morar, “morar bem” pode ser apenas “ter um bom colchão”. Para os que tiveram todas as chances, o conceito de “morar bem” vai se modificando durante a vida. No começo, o quarto do bebê, o gosto da mãe, a mesmice infantil.
Depois, os primeiros desejos, as cores, o lugar de brincar. Mais tarde, os primeiros sintomas da personalidade, o quarto que se transforma num mundinho particular, a loucura. À medida que vamos crescendo, começamos a acumular – os discos, os livros, os cacarecos. Começamos a perceber que são estas coisas que nos traduzem. Nossa casa vira um amontoado de lembranças, começamos a colecionar objetos, arte, inutilidades.

“Morar bem” já não cabe em nosso espaço. Sentimos a necessidade de exibir, de receber pessoas em casa, de aumentar a família. Enfim, de mais espaço. É tudo tão grande que os desencontros ficam mais freqüentes, a solidão aumenta, o vazio torna-se insuportável. Amadurecemos, e o significado de “morar bem” continua a se modificar. Já não estamos tão satisfeitos assim, em nos perdermos em nossa própria casa. Vamos chegando à última parte da vida e bate uma vontade de sintetizar, jogar tudo fora, se desfazer, procurar a essência, ser livre...finalmente.

Daí, “morar bem” significa estar no menor espaço possível, ficar só com aquela peça que resume toda a coleção. Significa a simples parede branca. É quando fica claro que não precisamos realmente de muita coisa.

Nada além de um bom colchão. ]

Texto originalmente publicado na revista J.P. Modo de Vida, fevereiro 2008, n. 1.

Nenhum comentário: