novembro 20, 2008

A História das Coisas



Uma constribuição maravilhosa para os Posts Verdes, enviada pelo Prof. Sergio Martins¹, da UFSC, é este curta (21 min.) sobre a relação consumo e ambiente, chamado "A História das Coisas" (The Story of Stuff). Na mensagem está a essência da sustentabilidade, mas com alguns reparos a fazer: a necessidade de rever o padrão de consumo!!!

Como já debatido nos posts anteriores, as ações ecologicamente corretas que tanto nos preocupamos em ter hoje existem, infelizmente, por uma necessidade de sobrevivência e de preservar o futuro do planeta para as próximas gerações. Mas o mais certo seria não precisarmos dessas ações. Aqui o ditado do "é melhor previnir do que remediar" se aplica perfeitamente. Ou seja: não basta produzir produtos ecológicamente corretos, a questão chave é diminuir o consumo!!

Ações como a reutilização e reciclagem de materiais estão pautadas no fato de que é preciso realocar os produtos em um novo lugar do planeta, caso contrário não haverá espaço no mundo para tanto produto novo.

Nossa sociedade, capitalista, cria novas demandas, novas necessidades de consumo. Ela nos diz: agora todos nós deveremos ter um iPhone, ou um iPod, ou celular 3G, um tocador de MP3, uma TV de Tela Plana, um tênis com novo sistema de amortecimento, e por aí vai. Entretanto, a biofera possui um limite na capacidade da natureza em produzir matéria prima e um limite em sua capacidade de absorver os resíduos (lixo) gerados nos processos produtivos.
Como resolver esse probelma? O desafio está em nos educarmos para construir uma sociedade que não seja baseada no consumo.

Veja aqui a versão completa e dublada do video.

¹ Além de colaborador do Blog da M², Sergio Martins atua no Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental da UFSC. É Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Programa Petrobras Ambiental - Tecnologias Sociais para a Gestão da Água (TSGA), além de colaborador de programas de Pós-Graduação e Mestrado em universidades do Rio Grande do Sul e do Pará, nas áreas de Agronomia e Desenvolvimento Sustentável.


A seção "Post Verde" deste blog pretende informar e reunir algumas ações, publicadas aqui, que levarão à construção de um mundo melhor e mais civilizado, com desenvolvimento e sem comprometer o futuro.

2 comentários:

Jordi C disse...

Muito bom.
Miguel, um show de verdade é importante o trabalho que voces estão fazendo com o blog.
Valeu a dica.
Go green!

Anônimo disse...

Oi Daia, não sei se lembra de mim, sou amiga da Aneliza. Parabéns a equipe M2 pelo blog.Também tenho um blog sobre moda, vão lá conferir, vou colocar este nos meus favoritos.

um abraço,