agosto 17, 2011

Objetos ressignificados



Via Jornal ANotícia
16/08/2011

Exposição coletiva “Lúdico Cotidiano” será aberta hoje no anexo 1 da Cidadela Cultural Antarctica.

Na mesma ocasião em que o Museu de Arte de Joinville abre “Contaminações – Linhas da Infância”, outra mostra coletiva divide as atenções no anexo 1 da Cidadela Cultural Antarctica. “Lúdico Cotidiano” apresenta obras de nove artistas, entre alunos e ex-alunos do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A exposição faz uma provocação a partir da apropriação e ressignificação de elementos comuns do dia a dia. Os trabalhos de André Winn, Carolina Moraes Marchese, Erika Romaniuk, João Genaro, Karen Campos, Luana Alt, Morgana Ávila, Thiago Reis e Vini Albernaz têm curadoria de Adriane Hernandez e coordenação de Fernando Igansi. “Lúdico Cotidiano” é a terceira exposição coletiva do grupo gaúcho. As obras já foram expostas em lugares como Memorial e Espaço Cultural Casa do Leite, em Cachoeirinha (RS); e na Galeria de Arte do Dmae, em Porto Alegre.

As produções atribuem outros sentidos a objetos de uso tradicional, como é o caso de “Hidrante Móvel”, de Karen Campos, feito com cerâmica esmaltada. É desta forma que os artistas aplicam a ideia de um lúdico no cotidiano.

As 18 obras ficam no anexo do MAJ até outubro e possibilitam a interação do público. Além do trabalho de Karen, há obras como o “Estudo para Novas Posturas”, produzido com nanquim e marcadores de papel, de Carolina Moraes Marchese; e “Fat Chair”, de madeira e espuma ortopédica, uma criação de João Genaro.

Segundo a curadora Adriane Hernandez, o grupo de artistas que compõe a coletiva apresenta como proposta uma exposição diversificada no modo de fazer, buscando no campo das artes visuais a liberdade para desenvolver seus próprios processos de criação. Para Adriane, isso pode ser percebido nas obras pela vontade de jogar (brincar) com as formas, linhas do desenho, cores e com a inversão dos sentidos comuns; e ao trazer a energia do trabalho contida na tenacidade e tentativa de equilíbrio.

+
O QUÊ: exposição “Lúdico Cotidiano” com bate-papo com os artistas.
QUANDO: Visitação até 16 de outubro, de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Sábado, domingo e feriados, das 12 às 18 horas.
ONDE: anexo 1 do Museu de Arte de Joinville, na Cidadela Cultural Antarctica, rua 15 de Novembro, 1.383.
QUANTO: gratuito.

Nenhum comentário: